PERFORMATIVIDADE, JOGO E LINGUAGEM NA DRAMATURGIA DE DON CORREA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.24.1.4275Abstract
Neste trabalho, analisaremos a obra do dramaturgo e encenador Don Correa (1983-), um dos mais inventivos criadores da cena teatral paranaense na contemporaneidade. Tendo a linguagem como um dos temas principais de sua obra, Don Correa explora o aspecto criativo e performativo da linguagem como elemento central para a criação de sua estética, utilizando-se em seu teatro do que se pode chamar de um uso performativo da linguagem, uma concepção que o aproxima das teorias elaboradas por John Langshaw Austin (1911-1960) e da visão sofística da linguagem conforme apresentada pela filósofa francesa Bárbara Cassin (1947). Através da análise das peças Tutorial (2017) e Nós, outros (2018), de Don Correa, buscaremos mostrar como o uso performativo da linguagem na obra deste dramaturgo cria jogos ficcionais com regras próprias estabelecidas pela discursividade dramatúrgica, jogos que reclamam a participação ativa do espectador para a sua eficácia poética.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.