O MARKETING GLOBAL DO CINEMA EM PERSPECTIVA COMPACTUADA: AS SUPERPRODUÇOES HOLLYWOODIANAS E AS PRODUÇÕES ESTRANGEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.24.1.3928Abstract
O objetivo do artigo foi analisar o papel das superproduções hollywoodianas como protagonista do cinema transnacional e investigar como algumas produções estrangeiras carregadas de representações simbólicas regionais foram introduzidas neste circuito com o propósito de revitalizar certas formas locais de tradição e cultura. A metodologia empregada para extrair os resultados foi a pesquisa bibliográfica, que permitiu investigar alguns marcos históricos e antropológicos em meio às investigações de caráter mercadológico. O estudo foi fundamentado em fontes secundárias, explorando pesquisadores nas áreas de Sociologia, Antropologia, Marketing e Cinema. A pesquisa abrangeu a leitura, fichamento, análise e interpretação de livros, periódicos e websites, com o objetivo de conhecer as diferentes contribuições teóricas e científicas disponíveis sobre a montagem do ecossistema do cinema internacional. O estudo confirmou a hipótese de que em meio a um mercado homogeneizado, as estratégias de marketing se moviam globalmente para configurar um sistema narrativo de pragmatismo simbólico das superproduções que convivia com as montagens estrangeiras, desde que os produtos tivessem apelo universal. Os resultados da pesquisa revelaram estratégias conflitantes e cooperativas, em busca de inserção no mercado internacional.
Downloads
References
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do Iluminismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1985 [1947].
CANCLINI, Nestor Canclini. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras. 2003
¬¬
CANCLINI, Nestor Canclini. Consumidores e Cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. 2006
COMIC CON EXPERIENCE. CCXP Worlds. Disponível em https://www.ccxp.com.br/. Acessado em 8 dez 2020.
EPSTEIN, Edward Jay. O Grande Filme: dinheiro e poder em Hollywood. São Paulo: Summus. 2008
KEMP, Philip. Tudo sobre cinema. Rio de Janeiro: Sextante. 2011
ORTIZ, Renato. Anotações sobre o universal e a diversidade. São Paulo: Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34. 2007
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. Cultura brasileira e indústria cultural. 3 ed. São Paulo, Brasiliense. 2001 [1991].
PARRY, Roger. A ascensão da mídia: a história dos meios de comunicação de Gilgamesh ao Google. Rio de Janeiro: Elsevier. 2012
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único í consciência universal. Rio de Janeiro: Editora Record. 2009
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.