A fotografia e as fotografias no projeto Lomba do Pinheiro
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.23.2.3709Abstract
Este artigo pretende discutir as diferentes manifestações e discursos sobre a fotografia presentes nos trabalhos que integram o projeto Lomba do Pinheiro, que investiga a mudança do nome de uma rua em um bairro da periferia de Porto Alegre, RS. Para a realização do artigo, foram escolhidos os trabalhos apresentados na exposição coletiva Notas de Subsolo, realizada na Pinacoteca Aldo Locatelli na mesma cidade. A análise foi realizada a partir da teorização sobre os diferentes contextos em que a prática fotográfica foi apresentada enquanto elemento dos trabalhos de arte, a partir de teóricos como Geoffrey Batchen, Jean-François Chevrier, Juliana Gisi, Daniel Marzona e Roland Barthes. O estudo das obras permitiu perceber a grande variabilidade do discurso fotográfico no interior de um mesmo projeto, pois as obras indicam diferentes aspectos do fazer fotográfico, tais como a relação com o documento, a fotografia como arte e a apropriação de práticas fotográficas não-artísticas, importantes para a discussão de uma proposta que aborda um contra discurso diante da ação autoritária do poder público que intervém no cotidiano da população periférica modificando seu espaço sem consentimento.
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