Performances de Rua: processos criativos entre lugar de fala e lugares de memória
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.23.2.3696Abstract
Resumo
O presente artigo tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre os processos de criação em arte – performances de rua – a partir da experiência com o trabalho intitulado "1900 – o ranger da liberdade" , desenvolvido no ano de 2019, em Belém do Pará. As performances artísticas em questão, são abordadas a partir das relações entre os performers e os transeuntes/espectadores, em três campos de análise: transeuntes-público, público-transeuntes e transeuntes-performers, embasados em autores que debatem sobre processos criativos em artes da cena na rua; as perspectivas sociais que perpassam pelo processo criativo; trocas teóricas com os estudos da performance, findando na teorização sobre lugares de memória efêmeros nos quais a realização das performances de rua, em interface com os estudos da história e da memória, instituíram nas ruas da cidade. Dessa maneira, queremos mostrar as potencialidades existentes na produção de trabalhos artísticos como performances de rua no encontro epistemológico da memória e da história.
Palavras-Chave: Performances de rua; Transeuntes; Processo criativo; História; Memória.
Street performances: creative processes between places of speech and places of memory
Resume
The present article has presented a reflection on the creative processes in art - street performances - from the experience of the work entitled "1900 – o ranger da liberdade" (1900 – the groan of freedom), developed in 2019, in Belém from Pará. The performances in question are approached from the relationship between artists and pedestrians/spectators, in three fields of analysis: pedestrians-public, public-pedestrians and pedestrians-performers. Based on authors who debate about creative subjects in street performing arts; the social perspectives that go through the creative process; theoretical exchanges with performance studies, culminating with theorizing about ephemeral places of memory that the performing of street performances, in interface with the studies of history and memory, instituted on the streets of the city. In this way, we want to show how the potential existing in the production of artistic works as street performances in the epistemological encounter of memory and history.
Keywords: Street performances; Pedestrians; Creative process; History; Memory.
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