Espaço urbano: território de interatividade
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.23.2.3624Abstract
A arte do século XXI se baseia na realidade simbólica e das relações sociais, bem como na narrativa, isto é, como se vê o mundo. Como a arte deve ser necessariamente percebida, ela é construída e formatada inicialmente na apreensão das coisas pelos sentidos. Essa sua peculiar arquitetura se evidencia no chamado mapa virtual, que deve ser produzido todos os dias, pelo excesso de informações que ele contém. A arte contemporânea com sua linguagem híbrida, isto é, a videoarte, potencializa a interatividade na rede cognitiva.A segunda parte do trabalho propõe uma investigação mais concisa de exemplos específicos em termos de instalações e exposições, como a série "Multidão" de Lucas Bambozzi e "Masp.etc.br". Em conclusão, as complexidades atuais que se encontram representadas na arte podem ser ainda mais enriquecidas e desenvolvidas em termos estéticos quando a obrase encontra livre para ocupar espaços de exposição não tradicionais e fluir através da amplitude urbana como um componente orgânico da sua vida conceitual e material, em vez deDownloads
References
BAMBOZZI, Lucas. Multidão [brava gente]. Disponível em: http://www.lucasbambozzi.net/projetosprojects/multitude-brava-gente/ Acesso em: 04 de set. 2018.
________. Multidão 4. Disponível em: http://www.lucasbambozzi.net/projetosprojects/multidao - 4 Acesso em: 04 de set. 2018.
BRISSAC, Nelson (Org.). Intervenções urbanas: Arte/Cidade.São Paulo: Senac São Paulo, 2013.
CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem & outras metas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1992.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs (Trad. Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa). São Paulo: Editora 34, 2011, vol.1.
EMS 21 - Grupo de Pesquisa Estéticas da Memória do Século 21. Masp.etc.br. São Paulo: FAUUSP, 2019.
HANS, Belting. O Fim da Historia da Arte . Trad. Rodnei Nascimento. São Paulo: Cosac Naif, 2006.
KAYE, Nick. Site-specific Art – Performance, Place and Documentation. Londres: Routledge, 2000.
KWON, Miwon. One Place After Another - Site-Specific Art and Location Identity. Massachusetts: The MIT Press, 2002.
LEíO, Lucia. Interlab: Labirintos do pensamento contemporânea. São Paulo: Iluminuras, 2002.
MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.
SANTAELLA, Lucia e NOTH, Winfried. Imagem, cognição. Semiótica. Mídia. São Paulo: Editora Iluminuras, 2014.
SEGAUD, Marion. Antropologia do Espaço – Habitar, fundar, distribuir, transformar. São Paulo: Edições Sesc, 2016.
TARKOVSKY, Andrei. Diários: 1970-1986. São Paulo: É Realizações, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.