ANÁLISE DA PEFORMANCE "O QUE SE FAZ PRESENTE" (2017) DE FRANZOI: ENTRE O FORMAL E O POÉTICO
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2019.20.1.2484Abstract
Este artigo apresenta o trabalho do catarinense Carlos Alberto Franzoi, que realizou a performance intitulada "O que se faz presente" (2017) no Museu Oscar Niemeyer (Curitiba - PR) em 2017, na ocasião da Bienal de Curitiba. Trata-se de uma ação que, diferentemente de outras linguagens artísticas, se configura como efêmera e que utiliza o corpo como suporte, além de incorporar objeto tridimensional. Nessa perspectiva, utilizaremos o "Método Idiográfico" de Michael Baxandall para realizar uma análise formal acerca desta manifestação, e Georges Didi-Huberman para refletir sobre as questões poéticas que permeiam o trabalho do performer no que diz respeito ao tema da morte e aos rastros desta ação. Com base nestas duas vertentes metodológicas, formal e poética, relacionaremos a obra de Franzoi com a dos artistas Robert Morris, Tilda Swinton, Regina José Galindo, Ana Mendieta e Franko B., estabelecendo conexões em produções que foram realizadas a partir da década de 1960 até a contemporaneidade. Finalmente, concluímos que a experiência na realização desta especulação teórica proporcionou aprendizado e interesse na continuidade e aprofundamento desta pesquisa, já que constatamos a viabilidade em realizar a análise de uma performance tanto pelo viés formal quanto pelo seu caráter poético.
Palavras-chave: Performance. Análise formal. Inquirições poéticas. Morte.Downloads
References
BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2006.
BíBLIA ONLINE. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/3/19>. Acesso em: 24 de jul. de 2018.
BLANCHOT, Maurice. A parte do fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998 (Coleção TRANS).
_______________________. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Ed. 34, 2013 (Coleção TRANS).
FRANKO B. I miss you. Disponível em: <http://www.bris.ac.uk/theatrecollection/liveart/liveart_FrankoB.html>. Acesso em: 03 de nov. de 2018.
FRANZOI, Carlos Alberto. O que se faz presente. Disponível em: < http://arqsc.com.br/site/usina-de-inquietacoes/>. Acesso em: 21 de jun. de 2018.
GALINDO, Regina José. Cortejo. Disponível em: <http://www.reginajosegalindo.com/>. Acesso em 19 de jan. de 2019.
GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006 (Coleção a).
HEATHFIELD, Adrian. Live: Art and Performance. London: Tate, 2012.
MENDIETA, Ana. Disponível em: <https://www.icaboston.org/art/ana-mendieta/silueta-works-mexico>. Acesso em: 24 de mar de 2017.
MORRIS, Robert Morris. Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/328059154100604469/>. Acesso em: 19 de jul. de 2018.
PAGLIA, Camille. Imagens cintilantes: uma viagem através da arte desde o Egito a Star Wars. Rio de Janeiro: Apicuri, 2014.
SARCÓFAGO DE TUTANKAMÓN. Disponível em: <https://elpais.com/elpais/2015/11/28/album/1448725469_854585.html#foto_gal_7>. Acesso em: 19 de jul. de 2018.
SWINTON, TILDA. THE MAYBE. PERFORMANCE, 2013. Disponível em: <https://www.telegraph.co.uk/culture/art/9951531/Tilda-Swinton-sleeps-in-glass-box-at-Moma.html>. Acesso em: 19 de jul. de 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.