LINGUAGENS CÊNICAS: O ESPETÁCULO PICO NA VEIA DE MARCELO MARCHIORO
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2008.3.1.1629Abstract
A adaptação cênica de textos não dramáticos é uma prática bastante difundida nacontemporaneidade. No espetáculo Pico na Veia, a teatralidade consiste do jogo dos atores quepotencializa o universo narrativo de Dalton Trevisan. Seguindo a linha da simplicidade degrandes encenadores, Marcelo Marchioro lançou mão de uma estratégia de máscara que remontaaos primórdios da civilização. Os atores são, ao mesmo tempo, narradores-protagonistas de suas
histórias e espectadores das narrativas que os outros contam, enquanto a platéia tem a função deouvinte e testemunha desse equilíbrio delicado. O êxito do espetáculo depende da cumplicidadetotal não somente entre palco e platéia, porém entre o próprio elenco como ensemble. Nesteartigo, investigo as linguagens cênicas que permitiram a bem sucedida transposição para o palco
de contos e haicais de Dalton Trevisan.
PALAVRAS-CHAVE: poéticas do contemporâneo, adaptação cênica, textos não dramáticos,teatralidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.