O CINEMA VERDADE DE JEAN ROUCH NO FILME DI CAVALCANTI DI GLAUBER

Authors

  • Eduardo Tulio Baggio

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2009.4.2.1614

Abstract

Este texto propõe uma análise do filme Di Cavalcanti di Glauber, dirigido por GlauberRocha em 1976, sob o ponto-de-vista das teorias do cinema documentário. A análise percorre ocaminho do reconhecimento das influências que Glauber Rocha e o Cinema Novo receberam. Taisinfluências aparecem na realização de um documentário especí­fico que mostra caracterí­sticas deinteração, ou do Cinema Verdade, e que corresponde, em especial, aos pressupostos estabelecidos por
Jean Rouch. O próprio modo de realização de Di Cavalcanti di Glauber, com a intervenção no enterro,os comentários de Glauber e a controvérsia gerada indicam o caminho interativo descrito teoricamentepor Manuela Penafria.


PALAVRAS-CHAVE: documentário; teorias do cinema; Glauber Rocha.

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Published

2009-12-01

How to Cite

BAGGIO, Eduardo Tulio. O CINEMA VERDADE DE JEAN ROUCH NO FILME DI CAVALCANTI DI GLAUBER. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 4, n. 2, 2009. DOI: 10.33871/19805071.2009.4.2.1614. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/1614. Acesso em: 22 dec. 2024.