Os Pilares da Baianidade Negra"Soteropolitana Reflexões sobre o espetáculo Sonho De Uma Noite De Verão do Bando De Teatro Olodum
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2011.7.1.1529Abstract
Este artigo reflete sobre a baianidade no espetáculo "Sonho de uma Noite
de Verão" da Cia Bando de Teatro Olodum. Os componentes da encenação, dança,música, figurino e corporeidade, são concebidos como arenas da baianidade. Emdecorrência da metodologia adotada por esse grupo de teatro, considera"se naencenação a constituição de uma baianidade negra"soteropolitana, construída nosprincípios da teatralidade e da pré"expressividade que evidenciam a presença cênicado ator. A partir da leitura bibliográfica, compreende"se que a adoção de técnicaespecífica para a composição de personagens possibilita e auxilia o ator a exprimirtraços identitários na encenação.
Palavras"chave: Baianidade. Bando de Teatro Olodum. Sonho de uma Noite de Verão.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.