UMA CULTURA DE CUIDADO E AFETO
APONTAMENTOS SOBRE SEGURANÇA E CONFIANÇA EM UMA OFICINA DE TEATRO DESENVOLVIDA COM/POR MULHERES
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2022.26.1.4593Keywords:
práticas cênicas, oficinas de teatro, mulheres, comunidadeAbstract
O interesse central deste escrito é apresentar como as práticas de criação Contato Improvisação e Funções Flutuantes estimularam o desenvolvimento de segurança e confiança entre um grupo de mulheres participantes de uma oficina de teatro. Para tanto, analisamos as práticas desenvolvidas no período de 2017 a 2019 e entrevistamos as participantes de modo a reconhecer quais os aspectos envolvidos no estabelecimento e manutenção desse espaço de segurança e confiança. Percebemos como aspecto fundamental o sentido de comunidade estabelecido na oficina a partir de dois princípios das práticas supracitadas: o toque e o foco nas experimentações no processo criativo.Downloads
References
ALBRIGHT, Ann Cooper. Engaging Bodies: the Politics and Poetics of Corporeality. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 2013.
ARAÚJO, Antonio. O processo colaborativo como modo de criação. Olhares, São Paulo, n. 1, p. 46-51, 2009. Disponível em: https://www.olharesceliahelena.com.br/index.php/olhares/article/view/8. Acesso em: 12 ago. 2021.
BARONE, Luciana. Processo colaborativo: origens, procedimentos e confluências interamericanas. In: 20 anos de interfaces Brasil-Canadá. Organizadoras: Sérgio Barbosa de Cerqueda, Lícia Soares de Souza, Ana Rosa Neves Ramos, Elmo José dos Santos. Salvador: EDUFBA: ABECAN, 2011. Disponível em: http://www.anaisabecan2011.ufba.br/Arquivos/Barone-Luciana.pdf. Acesso em: 22 ago. 2021.
BERSELLI, Marcia; LULKIN, Sergio Andrés. Flexibilização em práticas cênicas: cruzamentos de práticas teatrais e Contato Improvisação em uma aula de teatro com surdos. Anais 24º Seminário Nacional de Arte e Educação. Editora da Fundarte. 2014, p. 542-549. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/110711. Acesso em 12 nov. 2020.
BERSELLI, Marcia. Abordagens à cena inclusiva: princípios norteadores para uma prática cênica acessível. 2019. 298 f. Tese (Doutorado) - Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/197213. Acesso em: 24 set. 2020.
BERSELLI, Marcia. Processo de criação do ator: a busca pela organicidade a partir do contato. 2014. 207 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/110006#. Acesso em: 13 ago. 2020
BERSELLI, Marcia; SOLDERA, Natália Perosa. Laboratório de experiências conviviais: da pesquisa em teatro aos quintais da cidade. Revista da FUNDARTE, Montenegro, p. 64-77, ano 17, nº 34, ago/dez 2017. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/453. Acesso em: 05 ago. 2020.
BOLSANELLO, Débora. Educação Somática: o corpo enquanto experiência. Motriz, Rio Claro, v. 11, n.2 p. 99-106, mai/ago. 2005. Disponível em: https://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n2/11n2_08DBB.pdf. Acesso em 23 out., 2021.
BRESSAN, Vanessa; BERSELLI, Marcia. A interatividade de diferentes mídias em cena: uma análise de composições que enfatizam a presença do designer de cena na sala de ensaio. Anais X Reunião Científica ABRACE. v. 20, n. 01, 2019. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/ 4360/4600. Acesso em: 22 jul. 2021
DUBATTI, Jorge. Cartografía Teatral: introducción al Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel, 2008.
KUPPERS, Petra. Community Performance: an Introduction. London: Routledge, 2007.
KUPPERS, Petra. Disability Culture and Community Performance. Find a Strange and Twisted Shape. London: Palgrave, 2011.
LEITE, Fernanda Hubner de Carvalho. "Contato improvisação (contact improvisation) – um diálogo em dança" . In: Movimento. Porto Alegre, v.11, n.2, p. 89-110, mai/ago. 2005.
MACHADO, Mayara Marengo. Relações entre Contato Improvisação e as Práticas do BMC. Revista Nupeart, Florianópolis, v. 16, p. 67-79, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/8677. Acesso em: 20 maio 2020.
NOVACK, Cynthia J. Sharing the Dance: Contact Improvisation and American Culture. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 1990.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. [Trad. Cássia Raquel da Silveira]. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero, patriarcado, violeÌ‚ncia. São Paulo: Expressão Popular: Fundação Perseu Abramo, 2004.
TIEPPO, Juliana Gedoz; BERSELLI, Marcia. Limites e exigências da colaboração artística horizontal: um olhar sobre o jogo e a encenadora no processo colaborativo. ouvirOUver: Uberlândia, v. 15, nº 2, p. 446-458, jul./dez. 2019. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/42736. Acesso em: 08 dez. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.