AS ARTES VISUAIS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: OLHARES SOBRE A PRODUÇÃO ARTÍSTICA NESSE CONTEXTO
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2018.18.1.1968Abstract
O estudo tem os objetivos precípuos de: conhecer práticas pedagógicas que contornam a produção artística de bebês e crianças pequenas e dialogar acerca da ligação entre formação docente e postura profissional em Artes Visuais. Como principais aportes teóricos, traz Iavelberg (2003;2008) e Fusari;Ferraz (1993) quanto ao ensino de Artes na escola; o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil-RCNEI (BRASIL,1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2016), na perspectiva das Artes Visuais como formas de possibilitar às crianças oportunidades de expressão e linguagens; bem como a Abordagem Triangular de Ensino da Arte (BARBOSA, 2007) como ação questionadora na formação de professores. Como metodologia adotou-se a abordagem qualitativa com dados obtidos através de um questionário aplicado a 10 professoras atuantes em creches e pré-escolas de dois municípios cearenses. O material analisado resultou em algumas recomendações para professores de Educação Infantil no que concerne a práticas docentes para o trabalho com Artes Visuais. A primeira diz respeito ao indiscutível imperativo de superação das carências geradas pela formação inicial, o que implica seu entendimento como um continuum. A segunda refere-se a necessidade de visitas, pelo professor/pela professora, a espaços culturais, como museu, teatro, cinema, pinacoteca, dentre outros lócus educativos não formais, porém, altamente favoráveis à formação e à ampliação cultural do professor/ da professora infantil.Downloads
References
BARBOSA. A. M. Educação estética e a constituição do sujeito: Reflexões em curso. Florianópolis: NUP/CED/UFESC, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda, 2016.
BONDíA, Jorge Larrosa. Notas sobrea a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPED; Campinas: Autores Associados, n 19, p. 20-28, jan/abr. 2002.
BOGDAN, R. & BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Sara dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Formação Pessoal e Social. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 3 v, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 15 jun. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 23 out. 2017.
CARVALHO, Elisa Muniz Baretto de; ALMEIDA, Célia Maria de Castro. A proposta triangular para o ensino de arte: concepções e práticas de estudantes-professores/as.2007. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Uberaba, Goiânia, 2007.
FUSARI, Maria F. R. e FERRAZ, Maria Heloisa C. de T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993 - 2ª reimpressão.
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte; sala de aula e formação de professores. Porto Alegre; Artemed, 2003.
_______. Interações entre a arte das crianças e a produção de arte adulta. 17° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Panorama da Pesquisa em Artes Visuais – 19 a 23 de agosto de 2008 – Florianópolis. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2008/artigos/129.pdf. Acesso em: 28 out. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.