Teatro de Bonecos e Acessibilidade nas aulas de Arte
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2022.27.2.6924Palavras-chave:
Acessibilidade, Teatro de Bonecos, Pedagogia do Teatro, Pessoa com DeficiênciaResumo
Refletir sobre a acessibilidade na educação básica exige a atenção de toda a comunidade escolar. A oferta, acessível, do conhecimento é um direito de todos. Porém, não são todas as pessoas com deficiência que conseguem acesso a experiencias educativas com significação. Este texto apresenta reflexões sobre a acessibilidade nas aulas de Arte para estudantes com deficiência a partir da utilização do Teatro de Bonecos com possibilidade metodológica. Este estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Arte e Educação Contemporânea da Universidade Federal do Tocantins. O objetivo da pesquisa foi analisar a utilização do Teatro de Bonecos para a acessibilidade do ensino das Artes para pessoas com deficiência no Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram refletir sobre a acessibilidade na escola e analisar a acessibilidade dentro do ensino da Arte com a utilização do teatro de bonecos. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, com abordagem qualitativa e analise bibliográfica de artigos, dissertações e teses. O desenvolvimento aconteceu no Centro de Ensino Fundamental 101 do Recanto das Emas/DF, com estudante do 6º ano 9º que apresentavam alguma deficiência. Observamos como resultados que a utilização do Teatro de Bonecos possibilitou aos estudantes com deficiência um maior envolvimento durante as aulas de Arte.
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