REFLEXÕES SOBRE O AGIR COMO FILOSOFAR

Autores

  • Fernando Cesar Ribeiro
  • Amabilis de Jesus da Silva

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2022.26.1.6904

Palavras-chave:

performance, arte, particulares básicos, filosofia, ação, Allan Kaprow

Resumo

No presente artigo analiso trechos do texto A Educação do Não-Artista - Parte 1 (1971), de Allan Kaprow, no qual o artista apresenta quatro senhas para refletir sobre a arte de seu tempo, sendo elas: a não-arte, a antiarte a arte Arte e a an-arte, e seus modos de relação com a sociedade, com as instituições e os “formatos sagrados”, transmitidos nas tradições. Dentre os vários pontos destacados da obra de Kaprow, reflito sobre a importância do seu papel como artista-pensador para a minha pesquisa, levantando a premissa de um agir artístico como um filosofar. Em seguida, apresento uma discussão sobre a obra Quando dizer é fazer: palavras e ação (1990) do filósofo J. L. Austin e a rede conceitual da ação do filósofo francês Paul Ricoeur para introduzir as duas perspectivas de um agir-filosofar dentro de minhas proposições no campo da performance arte, sendo elas intituladas Comentários e Pequenos Tratados. Proponho, também, os particulares básicos da performance arte como uma ferramenta conceitual que possibilite a abordagem individual de cada obra. Concluo com uma reflexão sobre o conceito de tradição em Paul Ricoeur de modo a ponderar sobre as contribuições do artista-pensador Kaprow para a minha pesquisa.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Cesar Ribeiro

Artista da performance e curador. Mestrando do Mestrado Profissional em Artes (PPGARTES) da Unespar - Campus de Curitiba II - FAP, Especialista em Estética e Filosofia da Arte pela UFPR (2010), Bacharel em Artes Visuais pela UTP (2002)

Amabilis de Jesus da Silva

Doutora em Artes Cênicas pela UFBA, mestre em Teatro pela UDESC, Especialista em Fundamentos Estéticos da Arte-Educação pela FAP, licenciada em Artes Plásticas pela UFPR, professora do Colegiado de Mestrado em Artes (PPGARTES) da UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP. 

Referências

AUSTIN, J. L. How to Do Things with Words. Oxford: University Press, 1962.

AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Trad. Danilo Marcondes de Souza Filho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

DANTO, A. O mundo da arte. Trad. Rodrigo Duarte. Artefilosofia. n.1. Ouro Preto, 2006.

FABBRINI, R. N. O fim das vanguardas: da modernindade à pós-modernidade. Cadernos de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unicamp. Ano 8. v. 8. n. 2. Campinas, 2006.

FERREIRA, G.; COTRIM, C. Escritos de artistas: anos 60/70. Trad. Pedro Süssekind... et. al. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

KAPROW, Allan. O legado de Jackson Pollock. Trad. Pedro Süsseskind. In: COTRIM, Cecília; Ferreira, Glória (Org.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 44

KAPROW, A. A Educação do Não-Artista, Parte 1 (1971). Trad. Carlos Klimick. Concinnitas. Rio de Janeiro, v 1, n. 4. p. 1-13, 2003. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/42641/29501.Acesso em: 16 ago. 2021.

MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

PASSERON, R. Da estética à poiética. Porto Arte. v. 8. n. 15. Porto Alegre, nov. 1997. p. 103-116.

RICOEUR, P. O discurso da ação. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2014.

_______. O si-mesmo como outro. Trad. Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

_______. Tempo e Narrativa: Tomo I. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

SÁNCHEZ, Alfredo Martínez. La filosofia de la acción de Paul Ricoeur. Isegoría, Madrid, n. 22, p. 207-227, 2000.

SILVEIRA, C. (2014). O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos. ARS (São Paulo), 12(23), 51-77. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.82833

STRAWSON, P. F. Individuos. Trad. Alfonso García Suárez; Luis M. Valdés Villanueva. Madrid: Taurus Humanidades, 1989.

VALÉRY, P. Lições de Poética. Trad. Pedro Sette-Câmara. E-book. Belo Horizonte: Editora Âyné, 2020.

Downloads

Publicado

2022-07-20

Como Citar

RIBEIRO, Fernando Cesar; DA SILVA, Amabilis de Jesus. REFLEXÕES SOBRE O AGIR COMO FILOSOFAR. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 26, n. 1, p. 120–133, 2022. DOI: 10.33871/19805071.2022.26.1.6904. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/6904. Acesso em: 19 nov. 2024.