CINEMA, EDUCAÇÃO E ESTÉTICA

EXPERIÊNCIAS COM A PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Julya Gonçalves
  • Zeloí Aparecida Martins

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2022.26.1.6901

Palavras-chave:

cinema, arte, educação, criação

Resumo

Esta pesquisa discute sobre a utilização do cinema na escola como processo de criação e fruição artística que possibilita a vivência de novas experiências estéticas e simbólicas ao estudante. Para isso, realizou-se uma pesquisa-intervenção com alunos do 5º ano de uma escola pública e municipal da cidade de Jacarezinho a fim de promover um espaço de criação e experiência estética. Além disso, objetivo era desenvolver o exercício “Minuto Lumiére” e aproximar o cinema da educação como possibilidade de “fazer arte” na escola, propiciando ao educando novas experiências estéticas, criativas e reflexivas. O referencial teórico da pesquisa está ancorado nos seguintes autores: Bergala (2008), Duarte (2002) e Fresquet (2013). A metodologia caracterizou-se por pesquisa-intervenção de natureza qualitativa e delineamento descritivo-explicativo. Participaram da pesquisa seis estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal. Os dados foram analisados pela metodologia Análise de Conteúdo do autor Bardin (1977).

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Biografia do Autor

Julya Gonçalves

Mestranda em Artes pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Especialista em Neuropsicopedagogia (UNINA). Professora da Escola Sesi de Ourinhos/CE-144. Membro do grupo de pesquisa em Ensino e Educação (GEPE/UENP). .

Zeloí Aparecida Martins

Profa. Dra. Associada do Colegiado do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Mestrado em Artes da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Artes (GIPA – Unespar).

Referências

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Publicado

2022-07-20

Como Citar

GONÇALVES, Julya; MARTINS, Zeloí Aparecida. CINEMA, EDUCAÇÃO E ESTÉTICA: EXPERIÊNCIAS COM A PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA NO ÂMBITO ESCOLAR . Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 26, n. 1, p. 85–99, 2022. DOI: 10.33871/19805071.2022.26.1.6901. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/6901. Acesso em: 19 nov. 2024.