O EDITOR NÔMADE
O PROCESSO DE EDIÇÃO DE VÍDEO ENQUANTO PRÁTICA COREOGRÁFICA PERMEADA POR UMA LÓGICA DA ERRÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2022.26.1.6900Palavras-chave:
edição, coreografia, criaçãoResumo
Pensar a edição de vídeo como um processo coreográfico pode ampliar o processo do editor e trazer novos modos de olhar para essa ferramenta. A interdisciplinaridade de assuntos de diferentes campos das Artes permite novos olhares que podem transformar e ampliar a noção de alguns de seus processos. A partir de uma lógica da errância, de um editor enquanto nômade no seu processo, esse artigo busca um olhar sobre a edição enquanto modo coreográfico. O que pode mudar no seu processo e consequentemente no seu resultado, se trabalhar as imagens enquanto frases coreográficas? Esse artigo busca refletir e possibilitar esse olhar entrecruzado dessas práticas artísticas.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Janine Leal; PORPINO, Karenine de Oliveira. A construção do espaço pelos significados: a improvisação enquanto errância. Anais do V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança. Natal: ANDA, 2017. p. 365-379
BAUMAN, Zygmunt. Tempos Líquidos. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. 119 p.
GIEHL, Iago. Mobilidade imóvel. 2020. (5m56s). Disponível em <https://youtu.be/Ou5l7XQ9A4o>. Acesso em: 28 jan. 2020
INSTITUTO TOMIE OHTAKE. Jorge de Albuquerque Vieira – Visita à exposição A Arte e a Ciência – Nós entre os extremos. 2015. (29m12). Disponível em <https://youtu.be/m57yb6GVk9A> . Acesso em: 23 jun. 2020.
JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes. Salvador: EDUFBA, 2012.
MACEDO, Vanessa. Pulsação da Obra: dramaturgia nas práticas contemporâneas de dança. 2016. Tese (Doutorado em artes cênicas) - Escola de Comunicação e Artes, USP, São Paulo, 2016.
PEARLMAN, Karen. Cutting Rhythms: shaping the film edit. Oxford: Focal Press, 2009.
SCHULZE, Guilherme. Notas para uma dramaturgia coreográfica. Revista Moringa, João Pessoa, v. 2, p. 8-16. 2008
SETENTA, Jussara. O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade, Salvador: EDUFBA, 2008.
SILVA, Rosemeri Rocha da. UNO, mapa de criação: ações corporalizadas de um corpo propositor num discurso em dança. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, 2013
VIEIRA, Jorge de Albuquerque. Teoria do conhecimento e arte: formas de conhecimento: arte e ciência uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.