O cultivo de si
um entendimento de como a proposta da meditação budista dialoga com o yoga indiano na preparação de artistas da cena e do corpo
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2022.27.2.6856Palavras-chave:
Yoga, Teatro, Dança, TreinamentoResumo
Esse é um artigo que vai buscar uma reflexão sobre as práticas meditativas associadas ao tema da preparação de atores/dançarinos doravante denominados artistas da cena e do corpo. Buscamos fazer aqui um diálogo com o centro da pesquisa de mestrado que desenvolvemos recentemente, cuja dissertação tem como título: O trabalho da atriz-dançarina sobre si mesma: o Shivam Yoga como proposta de treinamento, no Programa de Pós Graduação em Artes da Cena da UFSJ. As linhas que se seguem estão ancoradas nos textos de Cassiano Quilici, O Conceito de “Cultivo de Si” e os Processos de Formação do Ator/Performer. Nestes escritos, Quilici traz questões que dizem respeito ao treinamento e a formação do artista da cena, tendo um olhar mais aguçado para questões internas, como por exemplo a meditação, o autoconhecimento e a auto percepção de si, entre outras. Buscamos também estabelecer um diálogo com pensadores e diretores da arte teatral contemporânea ocidental como Stanislavski, Grotowski e Barba, e oriental como é o caso do ator japonês Yoshi Oida. O interesse por esse tema, e pelo estabelecimento de ações entre os autores supra mencionados se dá a partir da referida pesquisa de mestrado que utiliza as práticas de yoga e meditação no treinamento diário do artista da cena por julgarmos que tal junção é bastante pertinente e frutífera e totalmente possível.
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Referências
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