Teatro e acessibilidade:

Mediações e práticas teatrais a partir da experiência com atores e espectadores cegos.

Autores

  • Juliana Partyka UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2022.27.2.6839

Palavras-chave:

Teatro, Acessibilidade, cegos, inclusão

Resumo

O presente artigo propõe-se a investigar propostas metodológicas para a inclusão de pessoas com deficiência visual – cegos ou baixa visão – e videntes na prática teatral, como artistas e espectadores. O estudo analisa metodologias de criação e montagem de espetáculos teatrais com estudantes do Instituto Paranaense de Cegos – IPC como parte dos resultados dos Projetos “Ilusão Ótica: Que falta nos faz a palavra” (2015) e “Teatralizando a Educação” (2016), inicialmente elaborado e desenvolvido como projeto de extensão em parceria entre a Universidade Estadual do Paraná – Campus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná – FAP e o Instituto Paranaense de Cegos. A partir de recursos narrativos e sensoriais utilizados em cena, artistas e espectadores com e sem deficiência visual têm o mesmo acesso aos estímulos perceptivos e aos elementos constitutivos de uma encenação, portanto este trabalho propõe-se a analisar práticas e recursos teatrais desenvolvidos a partir do encontro entre pessoas com deficiência visual e videntes no intuito de gerar reflexões e métodos para contribuir na inclusão da pessoa com deficiência visual no âmbito artístico teatral.

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

PARTYKA, Juliana. Teatro e acessibilidade: : Mediações e práticas teatrais a partir da experiência com atores e espectadores cegos. . Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 27, n. 2, p. 98–120, 2022. DOI: 10.33871/19805071.2022.27.2.6839. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/6839. Acesso em: 22 dez. 2024.