(RE)CONHECER-SE AOS OLHOS DE OUTRA
UM OLHAR SOBRE RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2022.26.1.4608Palavras-chave:
Retrato de uma jovem em chamas;, Olhar, (Re)conhecimento de si e do outro, Comunidade Feminina, Experiência LésbicaResumo
A experiência lésbica toma o primeiro plano nesse artigo ao analisar o relacionamento de Héloïse e Marianne em Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019), de Céline Sciamma. Pela perspectiva da transformação do olhar compartilhado pelas personagens, tece-se uma análise que busca problematizar como as escolhas formais no filme produzem efeitos de sentido que sinalizariam uma passagem para uma outra constituição ético-política e estética potencializada pelos vínculos entre experiência lésbica, (re)conhecimento de si e do outro e modos do viver compartilhado. Visibiliza-se tais transformações, na obra, a partir de três (retr)atos: Olhar Institucionalizado e Norma, Intimidade e Comunidade e, por último, Amor e Memória. Um diálogo feminista ampara esta análise, especialmente com alguns textos de Laura Mulvey (1983), Adrienne Rich (1979; 2010) e Anne Carson (1988; 2003). Tais autoras permitem bases analíticas para pensar os vínculos entre escolhas formais e olhar, reconhecimento, vida e continuum lésbico em Retrato de uma Jovem em Chamas.
Downloads
Referências
CARSON, Anne. Eros the Bittersweet. 1 ed. Nova Jersey: Princeton University Press, 1988.
CARSON, Anne. If not, Winter: Fragments of Sappho. 1 ed. Nova Iorque: Vintage Books, 2003.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.
FLOCH, Jean-Marie. Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral. Documentos de Estudos do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2001.
HEENEY, Alex. Céline Sciamma on Portrait of a Lady on Fire. In: HEENEY, Alex; SMITH, Orla (Edit.). Portraits of Resistance: The Cinema of Céline Sciamma. Toronto: Seventh Row, 2020 (p. 74-85).
MULVEY, Laura. Prazer Visual e Cinema Narrativo. In: XAVIER, Ismail (Org.). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
MUREDDA, Angelo. Unlearning the male gaze. In: HEENEY, Alex; SMITH, Orla (Edit.). Portraits of Resistance: The Cinema of Céline Sciamma. Toronto: Seventh Row, 2020 (p. 95-102).
RETRATO de Uma Jovem em Chamas. Direção: Céline Sciamma. França: Lilies Films, 2019. DVD.
RICH, Adrienne. On lies, secrets and silence. Nova Iorque: Norton and Co, 1979.
RICH, Adrienne. Heterossexualidade compulsória e existência lésbica. Bagoas, n. 5, 2010 (p. 17-44).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.