O RETORNO DO OLHAR EM RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS E A PERSPECTIVA TRANSFORMADORA DE CÉLINE SCIAMMA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2022.26.1.4592Palavras-chave:
Retrato de Uma Jovem em Chamas , Céline Sciamma, Políticas do olhar, Olhar feminino, Crítica feministaResumo
Este artigo tem como objeto de estudo o filme Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019, dir. Céline Sciamma) e a teoria do olhar fílmico, firmemente proposta por Laura Mulvey em 1975 e rearticulada ao longo dos anos por diversos teóricos cinematográficos. Além da teoria de Mulvey sobre o olhar masculino, dialogaremos também com os estudos de Joey Soloway sobre o olhar feminino. O artigo conjuga análise imanente, a partir de cenas que articulam importantes trocas de olhares entre as protagonistas Marianne e Héloïse, artista e musa em coparticipação criativa na feitura de um retrato, com a análise extrafílmica do discurso feito por Céline Sciamma acerca do olhar no cinema. Assim, estudamos um discurso narrativo e fílmico que tensiona a noção de olhar masculino, apresenta o olhar feminino (ou "outro olhar" ) e estabelece o próprio olhar de Sciamma, aquele em que a mulher artista é redirecionada para o centro da narrativa como agente-sujeito ativo de sua própria imagem.Downloads
Referências
BERGER, John. Ways of Seeing. 1a edição. Inglaterra: British Broadcasting Coorporation e Penguin Books, 1972.
BREY, Iris. Le Regard Féminin: Une Révolution í L"™Écran. 1a edição. França: L"™Olivier, 2020.
DE LAURETIS, Teresa. Alice Doesn"™t: Feminism, Semiotics, Cinema. 1ª edição. Inglaterra: Macmillan, 1984.
MULVEY, Laura. Prazer Visual e Cinema Narrativo. In: XAVIER, Ismail (Org.). A Experiência do Cinema: Antologia. 1ª edição. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
RETRATO de Uma Jovem em Chamas. Céline Sciamma. França: Lilies Films, 2019. 121 min.
SOLOWAY, Joey. Joey Soloway on The Female Gaze. YouTube TIFF TALKS. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pnBvppooD9I&list=WL&index=18. Acesso em: 09 de agosto de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.