A IMPORTÂNCIA DA TRANSDISCIPLINARIDADE E DO PENSAMENTO COMPLEXO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CENOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4294Resumo
Este artigo aborda a linguagem da cenografia teatral a partir de uma perspectiva fenomenológica. Dessa maneira, propõe que tanto a prática artística de um cenógrafo, quanto o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de cenografia, sejam pensados a partir de uma abordagem transdisciplinar, na qual a complexidade é inserida como um de seus pilares. Ao relacionarem fenomenologia, transdisciplinaridade e o pensamento complexo, os autores trazem importantes teóricos para dialogar com suas proposições. Os principais autores são o filósofo fenomenológico francês Maurice Merleau-Ponty e o sociólogo e filósofo francês Edgar Morin. O corpo e o espaço, portanto, são apresentados nesta pesquisa como os integrantes de uma relação basilar, sobre a qual a cenografia é estruturante e estruturada. Essa relação também está associada com as demais linguagens do espetáculo e com os demais saberes que compõem o universo cenográfico, sempre a partir da perspectiva de comunicação entre atuantes e espectadores. A abordagem baseada na complexidade indica que se faz necessário o desenvolvimento de metodologias específicas para o processo de ensino-aprendizagem da cenografia em cursos de artes cênicas e teatro.
Downloads
Referências
ALVES, Paulo V. O espaço relacional: A expansão do conceito de espaço cênico a partir da obra de Merleau-Ponty. Dissertação de mestrado em filosofia. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2019.
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2006.
BOLLNOW, Otto F. O homem e o espaço. Tradução de Aloísio Leoni Schmid. Curitiba: Editora UFPR, 2008.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
D"™AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.
HOWARD, Pamela. O que é cenografia? Tradução de Carlos Szlak. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015.
MATURANA, Humberto R. VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2003.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O Visível e o Invisível. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários í educação do futuro. 2ª ed. Ver. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Conhecimento, ignorância, mistério. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.
NERO, Cyro Del. Maquina para os deuses: Anotações de um cenógrafo e o discurso da cenografia. São Paulo: Editora Senac: Edições Sesc, 2009.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Trion, 1999.
SOMMERMAN, A. Inter ou transdisciplinaridade? Da fragmentação disciplinar ao
novo diálogo entre os saberes. São Paulo: Paulus, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.