PERFORMATIVIDADE, JOGO E LINGUAGEM NA DRAMATURGIA DE DON CORREA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.24.1.4275Resumo
Neste trabalho, analisaremos a obra do dramaturgo e encenador Don Correa (1983-), um dos mais inventivos criadores da cena teatral paranaense na contemporaneidade. Tendo a linguagem como um dos temas principais de sua obra, Don Correa explora o aspecto criativo e performativo da linguagem como elemento central para a criação de sua estética, utilizando-se em seu teatro do que se pode chamar de um uso performativo da linguagem, uma concepção que o aproxima das teorias elaboradas por John Langshaw Austin (1911-1960) e da visão sofística da linguagem conforme apresentada pela filósofa francesa Bárbara Cassin (1947). Através da análise das peças Tutorial (2017) e Nós, outros (2018), de Don Correa, buscaremos mostrar como o uso performativo da linguagem na obra deste dramaturgo cria jogos ficcionais com regras próprias estabelecidas pela discursividade dramatúrgica, jogos que reclamam a participação ativa do espectador para a sua eficácia poética.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.