DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ATIVE-LEARNING NAS TÉCNICAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • João Fernandes Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4162

Resumo

O ensino das técnicas de dança é ainda associado a uma ação altamente expositiva por parte do professor, sendo o aluno um recetáculo de informação, posteriormente reproduzida. No entanto, a criação artí­stica em articulação com as técnicas de dança contemporânea confere uma visão mais democrática do ensino-aprendizagem. No século XXI, parece ser claro a necessidade de dar um papel mais ativo aos estudantes no contexto do ensino-aprendizagem, revolucionando assim as práticas do passado. Este artigo propõe assim, a partir de metodologia deliterature reviewnuma abordagem deintegrative review, aferir um conjunto de estratégias deactive-learningnas aulas de técnicas de dança contemporânea. Foram extraí­das da literatura práticas sistematizadas, onde existe uma clara aplicação de conteúdos da composição coreográfica, como forma melhorar o desempenho técnico dos estudantes nas aulas de técnicas de dança contemporânea. Assim, é a associação entre as abordagens didático-pedagógicas mais expositivas por parte do professor e mais autónomas por parte dos alunos, que aproximam as técnicas de dança contemporânea e a composição coreográfica, fator que se considera determinante para a ensino-aprendizagem da dança na contemporaneidade.

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

FERNANDES, João. DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ATIVE-LEARNING NAS TÉCNICAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 25, n. 2, 2021. DOI: 10.33871/19805071.2021.25.2.4162. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/4162. Acesso em: 8 nov. 2024.