O MARKETING GLOBAL DO CINEMA EM PERSPECTIVA COMPACTUADA: AS SUPERPRODUÇOES HOLLYWOODIANAS E AS PRODUÇÕES ESTRANGEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.24.1.3928Resumo
O objetivo do artigo foi analisar o papel das superproduções hollywoodianas como protagonista do cinema transnacional e investigar como algumas produções estrangeiras carregadas de representações simbólicas regionais foram introduzidas neste circuito com o propósito de revitalizar certas formas locais de tradição e cultura. A metodologia empregada para extrair os resultados foi a pesquisa bibliográfica, que permitiu investigar alguns marcos históricos e antropológicos em meio às investigações de caráter mercadológico. O estudo foi fundamentado em fontes secundárias, explorando pesquisadores nas áreas de Sociologia, Antropologia, Marketing e Cinema. A pesquisa abrangeu a leitura, fichamento, análise e interpretação de livros, periódicos e websites, com o objetivo de conhecer as diferentes contribuições teóricas e científicas disponíveis sobre a montagem do ecossistema do cinema internacional. O estudo confirmou a hipótese de que em meio a um mercado homogeneizado, as estratégias de marketing se moviam globalmente para configurar um sistema narrativo de pragmatismo simbólico das superproduções que convivia com as montagens estrangeiras, desde que os produtos tivessem apelo universal. Os resultados da pesquisa revelaram estratégias conflitantes e cooperativas, em busca de inserção no mercado internacional.
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