PERFORMANCE E PROCESSO RITUAL: REFLEXÕES SOBRE UMA INTERVENÇÃO URBANA FEITA COM DANÇA

Auteurs

  • José Jayme da Silva Marques PPGPC - UFG IFTO - Campus Gurupi

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.24.1.3920

Résumé

Este artigo surge de uma pesquisa investigativa sobre performance e processo ritual em uma prática artí­stica de intervenção urbana feita com dança vivenciada pelo autor. No intuito de revisitar, identificar e aprofundar reflexões sobre essas intervenções urbanas feitas com dança frutos de uma residência artí­stica chamada "Nômades EmDerivação" que aconteceu em Goiânia-GO em 2016, associamos nesta pesquisa teorias que dialogam com tal proposta performativa. Neste artigo aprofundamos as reflexões sobre a ação artí­stica realizada através da dança em espaços urbanos com a ajuda do antropólogo teatral Richard Schechner e os seus estudos da performance e do antropólogo social Victor Turner com a sua teoria do processo ritual. Inicialmente realiza-se considerações sobre o desenvolvimento das ações artí­sticas, as intervenções urbanas feitas com dança, e logo após algumas pontuações sobre as teorias utilizadas e suas relações com a performance artí­sticajá citada gerando reflexões e fomentando o debate sobre o assunto no campo das artes da cena, que são executadas em espaços não tradicionais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José Jayme da Silva Marques, PPGPC - UFG IFTO - Campus Gurupi

Paulistano, é Técnico em Telecomunicações, Licenciado em Dança pela Faculdade pela Universidade Federal de Goiás-UFG (2016), é Especialista em Educação e Patrimônio Artí­stico e Cultural pela Universidade de Brasí­lia-UNB (2018), mesmo ano que inicia o Mestrado no Programa Pós-Graduação em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (2020). Iniciou sua carreira artí­stica na dança no corpo de baile do Studium Carla Petroni e do Espaço Dania Amaral em Ribeirão Preto-SP. Mudou-se pra Goiânia onde atuou como professor e preparador corporal em caráter de contrato temporário, nos grupos de produção em artes cênicas no Centro de Estudos e Pesquisa Ciranda da Arte da Secretaria Estadual de Educação Cultura e Esporte de Goiás. Foi produtor, preparador corporal e atuou como bailarino na Cia de Teatro Sala 3. Participou de projetos culturais voltados para estética da dança contemporânea, atuando como produtor, interprete e colaborador no Nômades Grupo de Dança de 2012-2019. Produziu o evento internacional Dança em Redes - Encontro Internacional de Dança (2016 e 2018), evento goiano bienal que conecta redes de dança espalhadas pelo mundo. De 2019 a 2021, atua como professor substituto EBTT no IFTO ? Campus Gurupi, ministrando aulas nos Curso de Licenciatura em Artes Cênicas e Teatro e na Pós Graduação em Arte-Educação. Suas pesquisas são voltadas para área de artes, dança, composições, dramaturgia, intervenções urbanas, ví­deodança e performances.

Références

REFERÊNCIAS:

JACQUES, Paola Berenstein. Apologia da deriva. Casa da Palavra, 2003.

SCHECHNER, Richard. 2006. "O que é performance?", em Performance studies: an introduccion, second edition. New York & London: Routledge, p. 28-51.

SCHECHNER, Richard. Performance theory. Routledge, 2003.

TURNER, Victor. O processo ritual. Petrópolis. Vozes, 1974.

Téléchargements

Publiée

2021-06-21

Comment citer

MARQUES, José Jayme da Silva. PERFORMANCE E PROCESSO RITUAL: REFLEXÕES SOBRE UMA INTERVENÇÃO URBANA FEITA COM DANÇA. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 24, n. 1, 2021. DOI: 10.33871/19805071.2021.24.1.3920. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/3920. Acesso em: 3 juill. 2024.