A selfie como ferramenta de ensino do autorretrato artístico Resumo Resumo: Este artigo pretendepropor a selfie, fotografia que o indivíduo tira de si mesmo por meio do smartphone, ou outros dispositivos eletrônicos, e postada nas mídias sociais, co
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.23.2.3719Resumo
Resumo: Este artigo pretendepropor a selfie, fotografia que o indivíduo tira de si mesmo por meio do smartphone, ou outros dispositivos eletrônicos, e postada nas mídias sociais, como uma possível ferramenta de ensino e aprendizagem do autorretrato artístico na disciplina de educação artística. Para isso, apresentamos o contexto e impacto desse tipo de imagem no cenário atual, a importância de trazer uma reflexão imagética acerca da fotografia enquanto ficção, bem como, mecanismo de prevenção de possíveis transtornos mentais que os estudantes possam sofrer em decorrência da comparação com imagens adulteradas tanto durante o processo de produção quanto na edição posterior. Também é apresentada a conceituação da fotografia nesta construção ficcional e que portanto nunca corresponderá a um produto objetivo, um breve histórico do autorretrato artístico como gênero com exemplos de artistas que fizeram uso deste como temática de seu processo artístico, e a mescla entre autorretrato artístico e selfie como mecanismo de se pensar uma nova visualidade.
Palavras-chave: Autorretrato; Selfie. Artes; Ensino.
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