Y'HOVY OHECHAÁRAMI: OFICINAS DE CINEMA NA TEKOHA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.22.1.3583Resumo
Esse artigo foi baseado em uma etnografia realizada na Tekoha Y'Hovy, aldeia indígenaAvá Guarani localizada em Guaíra, região oeste do estado do Paraná, que buscou analisar o processode apreensão audiovisual e suas dimensões, internas e externas, em contexto de conflito territorial esegregação étnica. A pesquisa teve como método etnográfico a realização de oficinas de cinema na
aldeia, através do projeto intitulado Y'Hovy Ohechaárami, o olhar da Y'Hovy. O percurso teóricometodológicotraçado teve como fio-condutor os conceitos de cinema participativo e indigenizaçãodo cinema, evidenciando autores, realizadores e projetos de formação audiovisual inseridos nessas
concepções da prática audiovisual, sendo o projeto Vídeo nas Aldeias a principal inspiração conceitual.Para a compreensão da conjuntura de conflito territorial e segregação étnica sofrida pelos AváGuarani, foi realizado um breve panorama sobre o conflito na região, bem como um breve panoramado planejamento e execução da metodologia das oficinas e alguns de seus resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.