CINEMA BRASILEIRO E PINTURA: HIPERMIDIALIDADE E NARRAÇÃO EM O ENFERMEIRO (1999) DE MAURO FARIAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.22.1.3394Resumo
Os diálogos entre filme, conto e tela sempre nos permitem caminhar pela multiplicidade de elementos que convidam o nosso olhar e memória à reflexão. O presente artigo busca compreender as intersecções dos dizeres artísticos e a construção de signos imagéticos na Pintura e no Cinema. Para isso, pautaremo-nos em uma leitura crítico-analítica do filme O Enfermeiro (1999), de Mauro Farias, baseada em obra literária de mesmo nome, de Machado de Assis. A investigação da construção das personagens a partir dos signos imagéticos no cinema servirá de base para um posterior levantamento iconográfico de signos representativos das figuras do "velho" e do "enfermeiro" e sua construção, encontradas também nas obras de Caravaggio e Rembrandt.Downloads
Referências
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FILMOGRAFIA:
FARIAS, Mauro. O Enfermeiro. Brasil, 1999.
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