O MOVIMENTO PENDULAR NA CONSTRUÇÃO DO ESTEREÓTIPO INDÍGENA COMO BOM E MAU SELVAGEM: UMA ANÁLISE DOS FILMES "DANÇA COM LOBOS" , "ÚLTIMO DOS MOICANOS" E "O GUARANI"
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.22.1.3314Resumo
Este trabalho tem como objetivo problematizar a construção do estereótipo indígena a partir da perspectiva colonial, estereótipo que segue fortalecido até os dias de hoje a partir da perspectiva do cinema. Nesse sentido utilizamos como metodologia pesquisas bibliográficas nas áreas de antropologia e história em relação a figura do indígena assim como analisamos dois filmes contemporâneos largamente utilizados em sala de aula denominados "Dança com Lobos" e o "Último dos Moicanos" que trazem a representação do indígena a partir de um movimento pendular que transita entre a imagem do "bom" e do "mau" selvagem.
Downloads
Referências
BORGES, Paulo Humberto Porto. Aprendizes da Fotografia. Disponível em: < http://djweb.com.br/historia/aprendizes/aprendizes.html> Acesso em; 18 de Agosto de 2018.
COLOMBO, Cristovão. Diários da Descoberta da América. Ed. LP&M, 1989.
GIROUX, Henry A. Lendo Imagens criticamente: Em direção a uma pedagogia Pós-moderna. Socialist Review. Trad.Tomaz Tadeu da Silva. 1993. Estados Unidos da América.
LERA, Josep Maria Caparrós; ROSA, Cristina Souza da. O cinema na escola: Uma metodologia para o ensino de História. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2014/06/7.pdf?fbclid=IwAR1i0M82sTnbF3mO6DGBshBDwCr5Azf5Diz4o2PZaZhWXBX7_nkY2Mzc5Uk Acesso em: 28 de junho de 2018.
MEIRELLES, Willian Reis. O cinema na História. O uso do filme como recurso didático no ensino de história. Londrina. 2004. Disponível em: < http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2014/06/7.pdf?fbclid=IwAR1i0M82sTnbF3mO6DGBshBDwCr5Azf5Diz4o2PZaZhWXBX7_nkY2Mzc5Uk > Acesso em: 28 de junho de 2018
NAYARA em http://dignidadenaocabeaqui.blogspot.com/2012/01/resenha-o-ultimo-dos-moicanos-o-filme.html. Acesso em 31/01/2020.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro. São Paulo. Ed. Campanha das Letras.1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.