ENCRUZILHADAS DO CINEMA BRASILEIRO: MITO, RELIGIÃO E IMAGINÁRIO AMAZÔNICO NO FILME "ELE, O BOTO (1987)"

Autores

  • Douglas Junio Fernandes Assumpção Universidade da Amazônia (UNAMA) Escola Superior Madre Celeste (ESMAC)
  • Hertz Wendel de Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ -UFPR

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2020.22.1.3305

Resumo

Matinta Perera, Boto, Curupira, Cobra Grande dentre outros contos amazônicos então mergulhados na memória individual e coletiva daqueles que integram e convivem na região. Os mitos amazônicos carregam em sua essência uma potencialidade constituí­da não antes, mas durante o seu movimento na história, conforme os sentidos postos em circulação provenientes de diferentes imaginários Portanto, pretendemos apontar, neste trabalho, quais elementos da mitologia umbandí­stica – em especial o mito do Malandro, o mais conhecido trickster nacional, Zé Pelintra – se aproximam do mito amazônico do Boto. Para tanto, partiremos de um estudo antropovisual do filme Ele, o Boto (1987), direção de Walter Lima Junior. A combinação de perfis de ambos os personagens possibilita repensar Zé Pelintra e o Boto de forma semelhantes onde as personagens possuem uma carga mí­tica igualitária que os caracterizam como, em primeiro lugar, uma figura "real" e outro, neste caso o Boto, como uma adaptação de Zé Pelintra para o contexto Amazônico qual foi forjado através expressão da sociedade dando-lhe caracterí­sticas culturais locais e traduzidas na linguagem cinematográfica.

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Biografia do Autor

Douglas Junio Fernandes Assumpção, Universidade da Amazônia (UNAMA) Escola Superior Madre Celeste (ESMAC)

Pós-doutorando em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA). Doutor em Comunicação, Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).Vice-Lí­der do Grupo de Pesquisa (GP) Estudos de Capital Social e Cultural no contexto da mí­dia contemporânea (UNAMA/CNPq)

Hertz Wendel de Camargo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ -UFPR

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), professor do curso de Publicidade e Propaganda da UFPR. Professor do PPGCOM-UFPR. Lí­der do grupo de pesquisa ECCOS – Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade.

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Publicado

2020-05-22

Como Citar

ASSUMPÇÃO, Douglas Junio Fernandes; DE CAMARGO, Hertz Wendel. ENCRUZILHADAS DO CINEMA BRASILEIRO: MITO, RELIGIÃO E IMAGINÁRIO AMAZÔNICO NO FILME "ELE, O BOTO (1987)" . Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 22, n. 1, 2020. DOI: 10.33871/19805071.2020.22.1.3305. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/3305. Acesso em: 5 nov. 2024.