ANÁLISE DA PEFORMANCE "O QUE SE FAZ PRESENTE" (2017) DE FRANZOI: ENTRE O FORMAL E O POÉTICO
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2019.20.1.2484Resumo
Este artigo apresenta o trabalho do catarinense Carlos Alberto Franzoi, que realizou a performance intitulada "O que se faz presente" (2017) no Museu Oscar Niemeyer (Curitiba - PR) em 2017, na ocasião da Bienal de Curitiba. Trata-se de uma ação que, diferentemente de outras linguagens artísticas, se configura como efêmera e que utiliza o corpo como suporte, além de incorporar objeto tridimensional. Nessa perspectiva, utilizaremos o "Método Idiográfico" de Michael Baxandall para realizar uma análise formal acerca desta manifestação, e Georges Didi-Huberman para refletir sobre as questões poéticas que permeiam o trabalho do performer no que diz respeito ao tema da morte e aos rastros desta ação. Com base nestas duas vertentes metodológicas, formal e poética, relacionaremos a obra de Franzoi com a dos artistas Robert Morris, Tilda Swinton, Regina José Galindo, Ana Mendieta e Franko B., estabelecendo conexões em produções que foram realizadas a partir da década de 1960 até a contemporaneidade. Finalmente, concluímos que a experiência na realização desta especulação teórica proporcionou aprendizado e interesse na continuidade e aprofundamento desta pesquisa, já que constatamos a viabilidade em realizar a análise de uma performance tanto pelo viés formal quanto pelo seu caráter poético.
Palavras-chave: Performance. Análise formal. Inquirições poéticas. Morte.Downloads
Referências
BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2006.
BíBLIA ONLINE. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/3/19>. Acesso em: 24 de jul. de 2018.
BLANCHOT, Maurice. A parte do fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998 (Coleção TRANS).
_______________________. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Ed. 34, 2013 (Coleção TRANS).
FRANKO B. I miss you. Disponível em: <http://www.bris.ac.uk/theatrecollection/liveart/liveart_FrankoB.html>. Acesso em: 03 de nov. de 2018.
FRANZOI, Carlos Alberto. O que se faz presente. Disponível em: < http://arqsc.com.br/site/usina-de-inquietacoes/>. Acesso em: 21 de jun. de 2018.
GALINDO, Regina José. Cortejo. Disponível em: <http://www.reginajosegalindo.com/>. Acesso em 19 de jan. de 2019.
GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006 (Coleção a).
HEATHFIELD, Adrian. Live: Art and Performance. London: Tate, 2012.
MENDIETA, Ana. Disponível em: <https://www.icaboston.org/art/ana-mendieta/silueta-works-mexico>. Acesso em: 24 de mar de 2017.
MORRIS, Robert Morris. Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/328059154100604469/>. Acesso em: 19 de jul. de 2018.
PAGLIA, Camille. Imagens cintilantes: uma viagem através da arte desde o Egito a Star Wars. Rio de Janeiro: Apicuri, 2014.
SARCÓFAGO DE TUTANKAMÓN. Disponível em: <https://elpais.com/elpais/2015/11/28/album/1448725469_854585.html#foto_gal_7>. Acesso em: 19 de jul. de 2018.
SWINTON, TILDA. THE MAYBE. PERFORMANCE, 2013. Disponível em: <https://www.telegraph.co.uk/culture/art/9951531/Tilda-Swinton-sleeps-in-glass-box-at-Moma.html>. Acesso em: 19 de jul. de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.