EXPOSIÇÕES IMERSIVAS COMO PRODUÇÃO DE ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A VIDEOINSTALAÇÃO JARDÍN INFINITO

Autores

  • Maryella Gonçalves Sobrinho Universidade Estadual de Santa Catarina - PPGAV UDESC

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2018.19.2.2280

Resumo

Este texto discute a configuração da experiência estética proveniente do diálogo entre Arte, Ciência e Tecnologia (ACT), a partir da análise da videoinstalação Jardí­n Infinito (2016), realizada no Museo Nacional del Prado. Para tanto, apresentamos algumas considerações sobre o conceito de ACT, junto a apontamentos a respeito do uso de novas mí­dias em arte contemporânea, com a contribuição de Franciele Filipini dos Santos, Michael Archer e Michael Rush, respectivamente. Com o objetivo de compreender asimplicações das exposições imersivas como tipo de formato expositivo, trazemos o conceito de "imersão" , proposto por Oliver Grau; e "transposição" (tomado emprestado da teoria literária), desenvolvidoporGérard Genette. Embora o estudo foque na abordagem desta obra especí­fica, também consideramos importante trazer à tona as mostras produzidas pelo Carrière des Lumières, na expectativa de identificar uma tendência atual nas práticas artí­sticas e expositivas. Além das citadas referências bibliográficas, a reflexão se desenvolveu com base na consulta de imagens, catálogos, entrevistas dos artistas e reportagens que documentaram a mostra.


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Biografia do Autor

Maryella Gonçalves Sobrinho, Universidade Estadual de Santa Catarina - PPGAV UDESC

Doutoranda em Teoria e História da Arte (Universidade do Estado de Santa Catarina), com perí­odo sanduí­che na Universidade Autonma de Madrid (modalidade sanduiche) com bolsa CAPES. Atualmente, é professora de História da Arte e do Design na Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre em Teoria e História da Arte (Universidade de Brasí­lia). Link para Curriculo Lattes:http://lattes.cnpq.br/2461664077185391

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Publicado

2018-11-07

Como Citar

SOBRINHO, Maryella Gonçalves. EXPOSIÇÕES IMERSIVAS COMO PRODUÇÃO DE ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A VIDEOINSTALAÇÃO JARDÍN INFINITO. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 19, n. 2, 2018. DOI: 10.33871/19805071.2018.19.2.2280. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/2280. Acesso em: 12 nov. 2024.