QUANDO A MÚSICA ENTRA EM RESSONÂNCIA COM AS EMOÇÕES: SIGNIFICADOS E SENTIDOS NA NARRATIVA DE JOVENS ESTUDANTES DE MUSICOTERAPIA

Autores

  • Patrícia Wazlawick

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2006.1.1.1746

Resumo

Estudaram-se os significados e sentidos expressos nas narrativas que os jovensconstroem sobre sua história de relação com a música. Trabalhou-se com a "Entrevista Narrativa" (Schütze, 1977) focada na "Autobiografia Musical" (Ruud, 1998). As situações vividas deram margempara a construção dos significados da música nos contextos coletivos e singulares. Significados quesão constituí­dos pelos sentidos envoltos as emoções, sentimentos, desejos, interesses, motivaçõesde sujeitos em constantes relações com o contexto sócio-cultural. Significados/sentidos quedemonstram a utilização viva da música e a movimentação de sujeitos implicados com a atividademusical, que a constituem enquanto ela também se faz constituinte deles.


PALAVRAS-CHAVE: significados e sentidos; significação musical; Musicoterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Como Citar

WAZLAWICK, Patrícia. QUANDO A MÚSICA ENTRA EM RESSONÂNCIA COM AS EMOÇÕES: SIGNIFICADOS E SENTIDOS NA NARRATIVA DE JOVENS ESTUDANTES DE MUSICOTERAPIA. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 1, n. 1, 2007. DOI: 10.33871/19805071.2006.1.1.1746. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/1746. Acesso em: 8 nov. 2024.