QUANDO A MÚSICA ENTRA EM RESSONÂNCIA COM AS EMOÇÕES: SIGNIFICADOS E SENTIDOS NA NARRATIVA DE JOVENS ESTUDANTES DE MUSICOTERAPIA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2006.1.1.1746Resumo
Estudaram-se os significados e sentidos expressos nas narrativas que os jovensconstroem sobre sua história de relação com a música. Trabalhou-se com a "Entrevista Narrativa" (Schütze, 1977) focada na "Autobiografia Musical" (Ruud, 1998). As situações vividas deram margempara a construção dos significados da música nos contextos coletivos e singulares. Significados quesão constituídos pelos sentidos envoltos as emoções, sentimentos, desejos, interesses, motivaçõesde sujeitos em constantes relações com o contexto sócio-cultural. Significados/sentidos quedemonstram a utilização viva da música e a movimentação de sujeitos implicados com a atividademusical, que a constituem enquanto ela também se faz constituinte deles.
PALAVRAS-CHAVE: significados e sentidos; significação musical; Musicoterapia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.