DAS ORIGENS DA FESTA À BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2006.1.1.1745Resumo
Este texto reflete sobre a festa à brasileira, suas formas de sociabilidade, as duas grandescategorias do festejo. Aponta a festa organizada pelo poder – Estado e Igreja – e aquela perpretada pelopovo. O estudo desenvolve ainda o histórico da festa nas terras daqui; o que provocou os festejos; por
que se festejava e como aconteciam as comemorações, além de apontar como o povo apropriou-se dafesta e fez dela também um intercâmbio entre as diversar camadas populares. E mais: este texto discutea festa como expressão do sagrado e do profano, as características de cada uma dessas facetas e ainterrelação entre elas.
PALAVRAS-CHAVE: festa; poder; sociabilidade
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.