A CARTA ABERTA DE CAMARGO GUARNIERI
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2006.1.1.1735Resumo
Este artigo analisa a "Carta aberta aos músicos e críticos do Brasil" , escrita pelocompositor Camargo Guarnieri em dezembro de 1950, documento de grande repercussão na época eque continua suscitando debates até hoje. Para uma melhor compreensão do contexto da Cartaaberta, fazemos uma apresentação do panorama musical do Brasil envolvendo a disputa em tornodas idéias de nacionalismo e vanguarda na década de 40. O artigo também discute as opiniões sobrea Carta aberta encontradas na bibliografia de história da música, colocando-se criticamente em
relação a elas e propondo novas interpretações. Para tanto, o conteúdo da carta é analisado,procurando ressaltar seu caráter político e ideológico.
PALAVRAS-CHAVE: Camargo Guarnieri; nacionalismo musical; dodecafonismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.