METÁFORA DOS TEMPOS: PINTURA E VIOLÊNCIA A PARTIR DE UMA OBRA DE CARLOS ZÍLIO
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2007.2.1.1729Resumo
Ao entender, em 1967, a contestação artística frente ao regime militar comoum gesto político ineficaz, Carlos Zílio, um artista plástico então atuante nas vanguardasbrasileiras, acaba por abandonar momentaneamente sua produção artística em favor damilitância. Na seqüência dos acontecimentos, já em 1970, e agora atuando pelo grupo
armado Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), Zílio é baleado e preso pelosmilitares. Na saída da prisão, depois de mais de dois anos passados nos quartéis doexército, o artista, conforme suas palavras, é "abruptamente jogado no milagre brasileiro" ,onde percebe que tanto os ideais políticos quanto os estéticos de sua geração precisam serrevistos. A obra Ferro fere, de Carlos Zílio, premiada no Salão Paranaense de 1973, aoguardar as marcas estéticas e históricas desse novo momento, servirá aqui à interpretaçãoartística e política não só de um caso limite, que é o de Zílio, mas de uma reconfiguraçãosimbólica maior, necessária à compreensão do período.
PALAVRAS-CHAVE: arte e política; Carlos Zílio; história da arte; arte brasileira
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