LINGUAGENS CÊNICAS: O ESPETÁCULO PICO NA VEIA DE MARCELO MARCHIORO
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2008.3.1.1629Resumo
A adaptação cênica de textos não dramáticos é uma prática bastante difundida nacontemporaneidade. No espetáculo Pico na Veia, a teatralidade consiste do jogo dos atores quepotencializa o universo narrativo de Dalton Trevisan. Seguindo a linha da simplicidade degrandes encenadores, Marcelo Marchioro lançou mão de uma estratégia de máscara que remontaaos primórdios da civilização. Os atores são, ao mesmo tempo, narradores-protagonistas de suas
histórias e espectadores das narrativas que os outros contam, enquanto a platéia tem a função deouvinte e testemunha desse equilíbrio delicado. O êxito do espetáculo depende da cumplicidadetotal não somente entre palco e platéia, porém entre o próprio elenco como ensemble. Nesteartigo, investigo as linguagens cênicas que permitiram a bem sucedida transposição para o palco
de contos e haicais de Dalton Trevisan.
PALAVRAS-CHAVE: poéticas do contemporâneo, adaptação cênica, textos não dramáticos,teatralidade.
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