PERSPECTIVAS PARA O TEATRO NA EDUCAÇÃO COMO CONHECIMENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Juliana Cavassin

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2008.3.1.1624

Resumo

O presente artigo objetiva demonstrar que o Teatro na Educação, apesar de ser
considerado uma área do conhecimento, em função de uma série de dificuldades teóricas e práticasainda precisa do desenvolvimento de bases sólidas e profundas para uma maior estabilidade dentro deum paradigma cientí­fico. É considerada a importância do foco nos campos de atuação da Pedagogia do
Teatro, sobretudo na educação formal (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e osCursos Superiores) já que esses estão diretamente ligados aos locais de formação humana e produçãodo conhecimento. Em longo prazo, há uma influência direta aos demais campos de atuação do Teatrona Educação e diminuição das fragilidades apresentadas nessa área do conhecimento. Nesse sentido,argumenta-se sobre a fundamental importância da informação e do questionamento a respeito de açõesefetivas do Estado ligadas ao ensino do Teatro (com foco nos Parâmetros Curriculares Nacionais) etambém a formação de professores dentro de uma perspectiva do Pensamento Complexo e da
Educação Progressista.


PALAVRAS-CHAVE: arte e ensino; Parâmetros Curriculares Nacionais; formação de professores.

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Publicado

2008-12-01

Como Citar

CAVASSIN, Juliana. PERSPECTIVAS PARA O TEATRO NA EDUCAÇÃO COMO CONHECIMENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 3, n. 1, 2008. DOI: 10.33871/19805071.2008.3.1.1624. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/1624. Acesso em: 4 nov. 2024.