DAS PONTES AOS CASTIÇAIS: A PRODUÇÃO DE MOBILIÁRIO ARTÍSTICO EM MINAS GERAIS DO SÉCULO XVIII E OS OFÍCIOS MECÂNICOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2009.4.2.1606Resumo
Este texto parte de um exemplo emblemático: um conjunto de cadeiras episcopais demadeira entalhada, atribuído a Antônio Francisco Lisboa. Se observarmos trabalhos de tantos artesãosanônimos no contexto de Antônio Francisco Lisboa, encontraremos uma versatilidade semelhante e amesma capacidade de transitar entre grandes obras de construção em madeira e peças de pequenoformato. A idéia de totalidade artística poderia ser compreendida como sobreposição de atividadesentre os distintos ofícios em Minas Gerais, século XVIII e começos do XIX.
PALAVRAS-CHAVE: Antônio Francisco Lisboa; mobiliário brasileiro; barroco mineiro; rococómineiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.