COMUNIDADE DE PRÁTICA MUSICAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DE ETIENNE WENGER

Autores

  • Grace Filipak Torres
  • Rosane Cardoso de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2009.4.1.1599

Resumo

Em nossa pesquisa, associamos o conceito de "comunidade de prática" de
Etienne Wenger com um contexto musical especí­fico: o evento Canja de Viola, realizadohá mais de 20 anos na cidade de Curitiba. A nossa opção metodológica foi realizar umestudo de caso no ambiente da Canja de Viola por meio da utilização de dois instrumentosde coleta de dados em campo: entrevistas e observação participante. Como resultado, foipossí­vel verificar que as relações do conceito de comunidade de prática musical com ocampo em estudo puderam ser observadas, especialmente a partir da análise dos aspectosidentitários e dos dados sobre a prática musical dos participantes do evento.


PALAVRAS-CHAVE: comunidade de prática, Canja de Viola, comunidade de prática
musical.

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Publicado

2009-06-01

Como Citar

TORRES, Grace Filipak; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. COMUNIDADE DE PRÁTICA MUSICAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DE ETIENNE WENGER. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 4, n. 1, 2009. DOI: 10.33871/19805071.2009.4.1.1599. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/1599. Acesso em: 22 dez. 2024.