O DRAMA WAGNERIANO E O PAPEL DE ADOLPHE APPIA EM SUAS TRANSFORMAÇÕES CÊNICAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2009.4.1.1597Resumo
Este trabalho aborda inovações teorizadas e propostas para a ópera de Richard
Wagner (1813-1883) com o conceito de Gesamtkunstwerk e a reforma cênica concebida porAdolphe Appia (1862-1928) para o drama wagneriano. Discute-se o papel igualitário dasdiversas formas artísticas na ópera de Wagner e a hierarquização feita por Appia. Finalmente,realiza-se uma comparação entre cenografias tradicionais para Parsifal de Wagner e aspropostas de Appia para a mesma obra.
PALAVRAS-CHAVE: Wagner e Appia, Gesamtkunstwerk, cenografia na ópera.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.