O GESTO ENTRE DOIS UNIVERSOS: A NOÇÃO DE GESTUS NO TEATRO DE BERTOLT BRECHT E NO CIMENA DOS CORPOS DE GILES DELEUZE
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2009.4.1.1594Resumo
Este artigo pretende trabalhar a noção de Gestus no encontro entre o teatro de
Bertolt Brecht e o cinema dos corpos de Gilles Deleuze. Enquanto para Brecht o Gestus ésocial, para Deleuze ele é igualmente estético, musical e pictórico. Entretanto, as duasnoções dizem respeito ao corpo e seus gestos suspenso entre dois universos díspares, emum casamento contra-natura. Mostraremos que essa indecidibilidade é a essência de umteatro que afirma as multiplicidades, resistindo aos modelos canônicos de representação.
PALAVRAS-CHAVE: gestus, teatro, ritornelo, criação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.