Os Pilares da Baianidade Negra"Soteropolitana Reflexões sobre o espetáculo Sonho De Uma Noite De Verão do Bando De Teatro Olodum
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2011.7.1.1529Resumo
Este artigo reflete sobre a baianidade no espetáculo "Sonho de uma Noite
de Verão" da Cia Bando de Teatro Olodum. Os componentes da encenação, dança,música, figurino e corporeidade, são concebidos como arenas da baianidade. Emdecorrência da metodologia adotada por esse grupo de teatro, considera"se naencenação a constituição de uma baianidade negra"soteropolitana, construída nosprincípios da teatralidade e da pré"expressividade que evidenciam a presença cênicado ator. A partir da leitura bibliográfica, compreende"se que a adoção de técnicaespecífica para a composição de personagens possibilita e auxilia o ator a exprimirtraços identitários na encenação.
Palavras"chave: Baianidade. Bando de Teatro Olodum. Sonho de uma Noite de Verão.
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