The Front Window, or, Hitchcock's Sanction of Voyeurism at Cinema
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2011.8.1.1516Resumo
O cinema vem sendo estudado por meio de discussões interdisciplinares incluindo leituras psicanalíticas. Em conformidade com pesquisas sobre cinema e prazer visual, este artigo analisa camadas em que o filme Rear Window de Alfred Hitchcock explora escopofilia e voyeurismo no aparato cinemático. Contemplando pesquisas acerca da obra de Hitchcock esta leitura reconhece uma ligação cúmplice estabelecida entre diretor, personagem principal e espectador, tornando-os todos atores-testemunhas oculares, o que sanciona o filme como emprego evocativo do atributo voyeurístico do cinema.
Palavras-chave: cinema, Hitchcock, voyeurismo, escopofilia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.