Reflexões sobre os realismos geográfico e social em "Viajo porque preciso, volto porque te amo" , "Deserto feliz" e "Árido movie"
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2015.12.1.1420Resumo
Esse trabalho é resultado de uma reflexão sobre a construção do espaço geográfico a partir da análise da representação fílmica do percurso pela região Nordeste do Brasil dos protagonistas nos filmes "Viajo porque preciso, volto porque te amo" (Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, 2009), "Deserto feliz" (Paulo Caldas, 2007) e "Árido movie" (Lirio Ferreira, 2006). Central para a reflexão são as noções de "espaço fílmico" e "realismo social" que, nos casos, tomam forma e exercem um papel fundamental no contexto da construção imagética e narrativa do espaço geográfico fílmico, construindo o imaginário coletivo relacionado a ambos espaços, o real e o representacional.
Palavras-chave: Cinema. Geografia fílmica. Espaço. Realismo social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.