Fragmentos de um cinema interrompido
a inventividade destemida de Carlos Saguier na constituição do cinema paraguaio
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10307Palavras-chave:
Paraguai, Cinema, Ditadura, Fotografia cinematográficaResumo
O presente texto percorre os mecanismos de construção das imagens no cinema latino-americano, para além de seu expediente técnico, buscando refletir sobre seus elementos constitutivos que, via de regra, são edificados em confronto com as camadas políticas de cada contexto histórico. Apesar de utilizar ferramentas técnicas semelhantes às do cinema hegemônico, suas imagens emergem de realidades sócio-históricas únicas. Desse modo, o estudo rejeita uma abordagem universalizante, enfatizando a diversidade fragmentária da América Latina e suas especificidades estéticas, culturais e políticas. Como estudo de caso, este artigo analisa El pueblo (1969), filme dirigido e fotografado por Carlos Saguier durante a ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989) no Paraguai. Produzido com recursos próprios, o filme combina técnicas experimentais — como colorização, negativação, congelamento, monocromia e alto contraste — com uma narrativa que explora a imobilidade social ao longo do tempo. A montagem dinâmica e a trilha sonora dilatada, composta por Luis Cañete, reforçam a dimensão sensorial da obra, que transcende os domínios do documentário, da ficção ou do chamado cinema experimental. Retirado de cartaz por ter sido acusado de traição pelo regime stronista, o filme foi resgatado meio século mais tarde, tornando-se um marco do cinema paraguaio.
Downloads
Referências
ÁLVAREZ, Montserrat. “La canción de la materia”. ABC Color. Assunção: Editorial Azeta, 01 de outubro de 2017. Disponível em https://www.abc.com.py/edicion-impresa/suplementos/cultural/la-cancion-de-la-materia-1636547.html.
ARES PONS, Roberto. El Paraguay del siglo XIX, un estado socialista. Montevidéu: Nuevo Mundo, 1987.
BAREIRO SAGUIER, Rubén. “Paraguay”. En HENNEBELLE, G.; DRAGON, A. G. Les cinémas de l'Amérique Latine. Paris: L’herminier, 1981.
BOGADO, Cristino. “El pueblo bajo el yryvuruvicha”. ABC Color. Assunção: Editorial Azeta,01 de outubro de 2017.
CREYDT, Oscar. Formación histórica de la nación paraguaya. Assunção: Servilibro, 2010.
ESCOBAR, Ticio. “Presentación”, in ROA BASTOS, Augusto (org.). Las culturas condenadas. Assunção: Servilibro, 2011.
GIMÉNEZ, Hugo. “El pueblo: fundación de un imaginario”. Dossier Carlos Saguier. ABC Color. Assunção: Editorial Azeta, 28 de abril de 2024. Disponível em: https://www.abc.com.py/edicion-impresa/suplementos/cultural/2024/04/28/el-pueblo-fundacion-de-un-imaginario/
GUEVARA, Alfredo. “1963 - El cine cubano, Alfredo Guevara (1925-2013)”. Hojas de cine: testimonios y documentos del nuevo cine latinoamericano. Vol. III, Ciudad de México - UAM / Secretaría de Educación Pública, 1988 [1963].
HALLEY MORA, Mario: “Crítica a un film ‘El Pueblo’”. Diario Patria, de 24 de dezembro de 1969, p. 2. Assunção: Hemeroteca Nacional, 1969.
LEÓN FRÍAS, Isaac. “!El cine paraguayo existe!”. In LEÓN FRÍAS, Isaac; CÁRDENAS, Federico de. Hablemos de cine – Antología, vol 1. PUC, Peru, p. 297-299, 2017.
HUENCHUMIL, Paula. “De castigado a idioma oficial, cómo el guaraní pasó a ser una lengua valorada en Paraguay”. Interferência, Assunção, 04 de outubro de 2020. Disponível em https://interferencia.cl/articulos/de-castigado-idioma-oficial-como-el-guarani-paso-ser-una-lengua-valorada-en-paraguay
MAKARAN, Gaya. “Paraguay: ¿Isla rodeada de tierra? Una historia de la (no) integración nuestroamericana”. Estudios Paraguayos, vol. XXXIV, dezembro de 2016, p. 07-39.
ORREGO INVERNIZZI, Porfiria. In: MCCORMICK, Miles. “La legitimación del guaraní en Paraguay: una lucha contra la desigualdad”. New York Times, 08 de janeiro de 2018. Disponível em https://www.nytimes.com/es/2018/01/08/espanol/america-latina/paraguay-guarani-espanol-lengua-indigena.html
OSPINA, Luis; MAYOLO, Carlos. “Que es la porno-miseria?”. Texto escrito para a estreia do filme Agarrando pueblo no cinema Action République em Paris. Arquivo Luis Ospina. Cinemateca de Bogotá, 1978.
PECCI, Antonio. “Estreno y censura, medio siglo de El pueblo”. Correo Semanal. Assunção: dezembro de 2019.
ROA BASTOS, Augusto. “Paraguay, isla rodeada de tierra”. Revista Oralidade, 1994.
ROA BASTOS, Augusto. Hijo de hombre. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1990.
GIMÉNEZ, Carlos. “Testimonio de su tiempo- 50 años del estreno de El Pueblo”. Entrevista com carlos Saguier. La nación, 25 de dezembro de 2019.
ZARACHO ROBERTTI, María Esther. “El pueblo (1960) y su crítica oficial”. ABC Color, Assunção: Editorial Azeta, 01 de outubro de 2017. Disponível em https://www.abc.com.py/edicion-impresa/suplementos/cultural/el-pueblo-1969-y-su-critica-oficial-1636546.html
ZARACHO ROBERTTI, María Esther. “Imaginarios de nación en la producción audiovisual oficial e independiente de Paraguay durante la dictadura stronista (1968-1979)”. Estudios Paraguayos, 39 (2), p. 15-36. Assunção, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47133/respy339022101
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.