Contextos políticos e teledramaturgia brasileira
campo do sintoma
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10144Palavras-chave:
telenovela brasileira e contextos políticos, Roque Santeiro, campo do sintomaResumo
Objetivando identificar relações entre a teledramaturgia brasileira e a história recente do país, o estudo parte da telenovela Roque Santeiro (Dias Gomes e Aguinaldo Silva; 1985-1986) tomada como campo do sintoma do contexto político que o Brasil então vivenciava ao celebrar a abertura política. Entendendo a telenovela como narrativa sobre a nação (De Lopes) e ressaltando que Roque Santeiro viria a se tornar um mito diante da tríade emissora, militares e comunistas (Mattos), problematiza-se a produção televisual como fonte histórica e como movimento socioeducativo ao adentrar os cotidianos dos espectadores encenando um Brasil que se dá a ver intra e extra-tela. Em meio à fruição estética, o público tende a reconhecer pistas de experiências em devir e/ou rastros de vivências já experimentadas – e a telenovela, enquanto recurso comunicacional, ganha potencial para deflagrar debate público e ação política.
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