GRUPO DE ESTUDOS DA AGRICULTURA FAMILIAR GEAF-UFMG
DOI:
https://doi.org/10.33871/26747170.2022.4.1.4495Palavras-chave:
Interdisciplinar, MetodologiaResumo
A Agricultura Familiar (AF) no Brasil representa a maioria das propriedades rurais e ocupa a maior parte da mão de obra agrícola, mas tem acesso marginal e oprimido à posse da terra. Neste sentido, o objetivo deste estudo de caso é apresentar as ações, resultados e impactos do "Grupo de Estudos da Agricultura Familiar da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (GEAF-UFMG)" . O GEAF-UFMG foi idealizado com o objetivo de realizar discussões e estabelecer trocas de informações acerca da AF. O grupo é composto por estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos. Se configura como um espaço onde, por meio de encontros semanais, são organizados cursos, eventos, e outras atividades de extensão voltadas à atenção à AF. A partir do grupo de estudos, os estudantes têm oportunidade de aprofundar estudos na temática, promover politização, estabelecer vínculos com movimentos sociais e grupos que representam a AF, além de gerar habilidades e competências para o trabalho cooperado e em grupo.
Downloads
Referências
Abramovay, R. Agricultura familiar e desenvolvimento territorial. Reforma agrária, v. 28, n. 1, p. 2, 1998.
Bourdieu, P. La distinction. Paris: Les Éditions de Minuit, 1979.
Chauí, M. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. In: Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 1990.
Chayanov, A V. Sobre a teoria dos sistemas econômicos não capitalistas. A questão agrária. São Paulo: brasiliense, p. 133-163, 1981.
Folha de São Paulo. Ranking Universitário Folha 2019. <https://ruf.folha.uol.com.br/2019/>. Acesso em: 21/11/2021.
Freire, P. Extensão ou comunicação?. Editora Paz e Terra, 2014
Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. Editora Paz e Terra, 2007.
Gadotti, M. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, v. 15, 2017.
Gonçalves, L. C.; RAMIREZ, M. A.; SANTOS, D. dos. Extensão rural e conexões. Belo Horizonte: FEPMVZ, v. 164, 2016.
Ibge - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATíSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 2018.
Ibge. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2017: Dados Definitivos. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/agricultura-epecuaria/21814-2017-censo-agropecuario.html>."
Mayorga, C. Universidade cindida, universidade em conexão: ensaios sobre democratização da universidade. Editora UFMG, 2010.
Ministério da Educação. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇíO - CÂMARA DE EDUCAÇíO SUPERIOR. RESOLUÇíO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018.
Oliveira, A. F.; Ramirez, M. A.; Gonçalves, L. C.; Figueiredo, R. C.; Santos, D.; Menezes, G. L.; Pires, P. A. A.; Lopes, T. S. B.; Gomes, M. B.; Ananias, J. V. A. CONFIGURAÇíO HISTÓRICA DO SETOR AGRíRIO BRASILEIRO. In: Gonçalves, L. C.; Ramirez, M. A.; Oliveira, A. F. TÓPICOS DE SETOR AGRíRIO E DE EXTENSíO RURAL. 1ª Edição. Belo Horizonte: FEPMVZ, 2019.
Oliveira, J. UFMG enfrenta crise dramática com o corte de verbas. Estado de Minas. 2021
Pneu. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012.
Prado, E.; Ramirez, M. A. Agricultura Familiar e extensão rural no Brasil. Belo Horizonte: FEPMVZ, 2011.
Times Higher Education. THE World University Rankings. Latin America University Rankings 2021. <https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2021/latin-america-university-rankings#!/page/0/length/25/sort_by/rank/sort_order/asc/cols/undefined>. Acesso em: 21/11/2021.
Thiry-Cherques, H. R. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. Revista de Administração Pública, v. 40, p. 27-53, 2006.