AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS EM AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.33871/26747170.2022.4.1.4493Palavras-chave:
Extensão Universitária, Avaliação, Estudante, Formação acadêmicaResumo
O objetivo deste trabalho foi identificar os processos de acompanhamento/orientação e de avaliação dos estudantes em programas/projetos de Extensão. Foi realizado estudo qualitativo exploratório dos registros do Sistema de Informação da Extensão (SIEX). Leitura exaustiva dos campos "plano de acompanhamento e orientação e processo de avaliação dos estudantes" seguida de categorização conforme princípios da avaliação formativa e da Política Nacional de Extensão Universitária (PNEU). Foram analisados 08 projetos/programas de Extensão ativos. O meio de orientação e acompanhamento mais citado foi o encontro regular com os estudantes, A autoavaliação foi observada em metade das atividades. Elaboração de relatórios, discussão de casos clínicos, seminários e grupos de discussão foram os instrumentos de avaliação mais citados. Não foi observada a avaliação por pares. Resultados indicam que o processo de avaliação dos estudantes é heterogêneo e que apresenta elementos condizentes com os princípios da avaliação formativa e das diretrizes da PNEU. Entretanto, revelou-se que a qualidade da proposta pedagógica das atividades de Extensão pode ser aprimorada.Downloads
Referências
COELHO, Geraldo. O papel pedagógico da extensão universitária. Revista Em Extensão, p. 11–24, 2014. Disponível em: <https://www.academia.edu/17915150/O_PAPEL_PEDAG%C3%93GICO_DA_EXTENS%C3%83O_UNIVERSIT%C3%81RIA
COTTA, Rosângela Minardi Mitre ; COSTA, Glauce Dias da. Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, n. 56, p. 171–183, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/icse/a/mr335VVhsVRhSRbjmN6pJZM/?lang=pt>.
FERNANDES, Domingos; FIALHO, Nuno. Dez Anos De Práticas De Avaliação Das Aprendizagens No Ensino Superior: Uma Síntese Da Literatura (2000-2009). Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docência, p. 3693–3707, 2012. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/handle/10451/9000>.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSíO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS Extensão Universitária: Organização e Sistematização. Belo Horizonte- MG 2007. [s.l.]:, [s.d.]. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Organizacao-e-Sistematizacao.pdf>.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSíO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus-AM Maio de 2012. [s.l.]: , [s.d.]. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf>.
FURTADO, Júlio. A aprendizagem significativa passa pela avaliação formativa. A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PASSA PELA AVALIAÇíO FORMATIVA, [s. l.], 2015. Disponível em: <http://juliofurtado.com.br/wp-content/uploads/2015/08/Texto-A-apz-significativa-passa-pela-avalia%C3%A7%C3%A3o-formativa.pdf>.
GAVIRA, M. de O.; GIMENEZ, A. M. N.; BONACELLI, M. B. M.; Proposta de um sistema de avaliação da integração ensino e extensão: um guia para universidades públicas brasileiras. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 02, p. 395-415, jul. 2020. Disponível em <https://www.scielo.br/j/aval/a/qRtNJVDH93BBqw6WDsN5TpM/?lang=pt>
Mattos, F. F., Dalsecco A. B., Silva E.T. & Auad S. M. (2011). Perfil das ações na Faculdade de Odontologia da UFMG. Belo Horizonte. Arquivos em Odontologia 47, Supl.2: 08-11.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇíO CÂMARA DE EDUCAÇíO SUPERIOR RESOLUÇíO No 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 (*) (**). [s.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192>.
NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. Extensão universitária no Brasil: uma revisão conceitual. In: FARIA, Dóris Santos de (Org.). Construção conceitual da extensão Universitária na América Latina. Brasília: UNB, 2001. p. 57-72.
PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. Princípios da avaliação para aprendizagem na educação online. SBC Horizontes, set. 2021. ISSN 2175-9235. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2021/09/avaliacao-online>.
Proex - UFMG. Ufmg.br. Disponível em: <https://www2.ufmg.br/proex/Siex/SIEX/Preenchimento-dos-formularios-Aba-Descricao>.
PRÓ-REITORIA DE EXTENSíO Manual SIEX. [s.l.: s.n.], 2012. Disponível em: https://ftp.medicina.ufmg.br/ped/Arquivos/2013/manual_siex_ufmg_13_08_2013.pdf
Silveira, A. L. M. da., Zambenedetti, G. W. & Ribeiro, V. G. (2017). Design na Extensão Universitária: Diretrizes para orientar as práticas Extensionistas. Revista de Extensão da UFMG, v. 5, n. 1, p.69-90, jan./jun. 2017.