UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Jorge Vieira Rocha Unisuam

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2019.1.2.3123

Resumo

Este trabalho tem como objetivo, fazer uma reflexão em torno do processo de permanência e a evasão na educação a distância. As trocas de experiências, conhecimentos, aprendizados e ideias, entre professor-aluno, irão possibilitar uma variação de combinações e ní­veis de qualidades no quesito interação. O relacionamento entre ambos dependerá do ní­vel de comprometimento do aluno em realizar "o algo a mais" , além daquele de assumir uma postura passiva à espera da iniciativa do professor. Assim como, o professor exercer basicamente somente as funções de: incentivador vibrante, e orientador. Nessa teia de construção do conhecimento o professor fala, e acima de tudo, ouve; ou seja, dialoga com o aluno e permite que este aja e defenda seu posicionamento. O diálogo depende da intersubjetividade que segundo Martin Buber (1878 - 1965), é a capacidade do homem de se relacionar com o seu semelhante. Caso não aconteça esta quí­mica a tendência é que o aluno abandone o curso e não complementando o seu aprendizado.

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Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

Artigos