EMPREEENDEDORISMO, INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL: UM ESTUDO SOBRE UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO.
DOI:
https://doi.org/10.33871/26747170.2024.6.1.9139Resumen
Este estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico organizacional afim de analisar as práticas gerenciais dos micros e pequenos empreendimentos localizados no município de Campo Mourão, no estado do Paraná, a partir da identificação do grau de utilização de técnicas e ferramentas de apoio à gestão empresarial pelos empreendedores. Para atingir esse objetivo, foi adotada uma abordagem exploratória e descritiva. A operacionalização da pesquisa foi desenvolvida, inicialmente, por meio de um levantamento bibliográfico abrangente, tendo como base, artigos, dissertações, teses e livros sobre os temas de empreendedorismo, gerenciamento empresarial e inovação, para dar suporte ao estudo. Posteriormente, foi conduzido um levantamento empírico por meio de pesquisa do tipo survey por meio de um formulário eletrônico no aplicativo Google Forms. A amostra da pesquisa foi composta por 11 empresas de micro e pequeno porte, selecionadas de forma probabilista, aleatória e por conveniência. A partir das respostas obtidas pelo questionário, foram realizadas observações e análise dos registros de informações e dados da organização. Os resultados revelam, inicialmente, que os empreendedores tendem a utilizar predominantemente ferramentas e técnicas de gestão na área financeira, de compras, recursos humanos e mercadológica. Foi verificado que entre as 11 empresas objetos de estudo, 10 deles utilizam pelo menos uma ferramenta para o gerenciamento destas áreas, contudo ainda há limitações. No entanto, a área de inovação e estratégia demonstraram limitações ainda mais significativas, onde 45,4% das empresas objetos de estudo não utilizam nenhum tipo de instrumento de apoio para o gerenciamento destas áreas, evidenciando uma alta deficiência. Esses resultados apontam para um grande desafio a ser superado pelos empreendedores na condução da gestão de seus negócios, no tocante as práticas gerencias de inovação e estratégia, destacando a necessidade de investimento em capacitação e desenvolvimento dessas áreas, que, hoje, são fatores determinantes para o crescimento e o desempenho empresarial em meio a um mercado cada vez mais competitivo.